//
Daniel Guedes – Violino

daniel-guedes2Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, Daniel Guedes vem se destacando como violinista, violista, camerista, professor e regente. Carioca, nascido em 1977, Daniel iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Em 1991 ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres, tendo sido aluno de Detlef Hahn na Guildhall School of Music. Posteriormente cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, na classe de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec no Pinchas Zukerman Performance Program, com bolsas da Vitae e da Capes. Estudou música de câmera com Sylvia Rosenberg, Isidore Cohen e Arnold Steinhardt e recentemente regência com Pinchas Zukerman e Mika Eichenholz. Foi vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros (1991), Bergen Philharmonic Competition (1998) e Waldo Mayo Memorial Award (2000), prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n°1 de Max Bruch.

Desde os 10 anos Daniel Guedes vem atuando como recitalista e solista das principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra, Noruega, Itália e América do Sul. Como regente, atuou frente a orquestras como a  OSB Ópera e Repertório, OSUSP, Sinfônica de Campinas, Sinfônica da Bahia, Sinfônica da UFRJ, entre outras. Recentemente foi regente da Academia Jovem Concertante em turnê realizada pelo Brasil com a pianista Simone Leitão. Como camerista, integra o renomado Quarteto da Guanabara, grupo fundado por Mariuccia Iacovino e Arnaldo Estrêla, que tem mais de 40 anos de existência. O concerto de reestreia do grupo, na Sala Cecília Meireles, foi escolhido pelo jornal “O Globo” como um dos dez melhores concertos de 2009. Seu duo com o violonista Mario Ulloa vem percorrendo os principais festivais do Brasil e atuando em importantes teatros.

Daniel gravou seu primeiro disco em 2000 pelo selo Niterói Discos, e em 2004 lançou o CD Impressões Brasileiras, tocando obras de Villa-Lobos, Lorenzo Fernândez, Flausino do Vale, Nelson Macêdo e Alceo Bocchino, com Flávio Augusto ao piano. Em 2005 gravou o CD Ya Mariamu com Fábio Presgrave e Rami Khalife, contendo obras de Astor Piazzolla. Lançou em 2008 o CD Suíte das Origens, com obras de Nelson Macêdo. Gravou também recentemente o CD “Beethoven in Brazil” com Ilan Rechtman para o selo Well-Tempered Productions da Califórnia. Gravou o CD “Violão e Violino”, com Mario Ulloa, tocando compositores populares brasileiros pelo selo Rob Digital. Participou das gravações dos DVDs Contraponto 1 e Contraponto 2, lançados pela Brasiliana Produções, com obras de compositores brasileiros contemporâneos.

Daniel é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de lecionar em importantes festivais como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC), o Festival de Inverno de Domingos Martins, entre outros. O Jornal do Brasil o considerou como “um dos principais violinistas de sua geração”.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Patrocínio:

dezembro 2018
D S T Q Q S S
« out    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Realização:

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: