//
Roberto Taufic – Guitarra

robi okNascido em Honduras, Roberto chega com a família ao Brasil aos seis anos de idade.  Aos 12 estudou Violão e Teoria Musical na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Aos 15, passa a participar de projetos musicais como guitarrista e violonista em Natal, João Pessoa, Recife e Rio de Janeiro, junto a artistas conceituados do meio musical como: Ana Fernandes, Lucinha Lira, Diana Pequeno, Banda Imaginária, Dulce Quental, Wilson Simonal e Teresinha de Jesus.

Em 1985 grava disco com o grupo Cantocalismo, com o qual abre shows de Geraldo Azevedo, Luiz Melodia, Joyce e outros artistas de passagem pelo Rio Grande do Norte.
A partir de 1989 passa a residir na Itália, onde faz uma série de apresentações com a Banda Blefe. Em 1991 estuda Improvisação, Harmonia e Historia do Jazz, em Roma, passando a colaborar com os artistas locais.
Vem ao Brasil em 1994 para participar de turnê acompanhando a cantora Elza Soares, junto ao saxofonista italiano Giancarlo Maurino. Nesse mesmo ano, em Turim (Itália), junto à cantora italiana Simon Papa, Giancarlo Maurino e ao percussionista brasileiro Gilson Silveira, forma o grupo Latin Touch com o qual grava um CD, em 1996, contando com a participação especial do violoncelista Jaques Morelembaum.

Na Europa, de 1995 em diante, passa a colaborar em shows e gravações com vários artistas da música instrumental, pop, jazz e étnica como: Giancarlo Maurino, Gianmaria Testa, Miroslav Vitous,  Sandro Gibellini, Marco Tamburini, Francesca Sortino, Meg e Luigi Tessarolo entre outros. Participa também de vários festivais entre os quais:  JVC (Roma), IV Festival Internazionale del Blues e del Jazz degli Alburni (SA), Jazzauser (Vicopisano), Percfest (Laigueglia), Estate Campese (Reggio C.), Catania Jazz, Volando con Naco, Colle Jazz (Livorno), JazzinIT (Bologna), Festival Latino Americano (Roma, Milano, Modena, Torino e Bologna) e Divino Jazz Festival (CS).
Em 2008, além de registrar a gravação de várias composições e arranjos para um CD de violão solo,conquista o reconhecimento do violonista brasileiro Marco Pereira, que o convida para participar de seus shows pela Itália. Como acompanhamento da cantora italiana Rosa Martirano, teve a oportunidade de abrir os concertos de George Benson, Noa e Mira Awad no sul da Itália. Em outubro de 2009,  foi convidado para participar do Guitar Master Festival em Reichenberg na Alemanha, dividindo a programação com grandes mestres das seis cordas como Larry Coryell, Ralph Towner e Fareed Haque. Em 2011 grava o CD “Bate e Rebate” com seu irmão Eduardo Taufic realizando várias apresentações em eventos e festivais na Itália, Uruguai e Brasil. Este trabalho foi bastante elogiado pela crítica e recentemente lançado no Japão. Atualmente, além ministrar de workshops e oficinas sobre violão e música brasileira, Roberto Taufic tem atuado pela Europa em duo com o Clarinetista Gabriele Mirabassi, e com o saxofonista Giancarlo Maurino.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Patrocínio:

dezembro 2018
D S T Q Q S S
« out    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Realização:

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: